Sistemas de rádio
 

 

 
     
Kit didáctico de Recepção e Transmissão FM

   
 

 

A comunicação é um aspecto fundamental em todas as sociedades. Hoje em dia, existem vários tipos de sistemas de comunicação, entre eles o sistema de comunicação via rádio. Este sistema transmite informação de um lugar para outro através das ondas de rádio. Como em qualquer outro sistema de comunicação, neste também existem três entidades fundamentais, um transmissor, um receptor e um canal de transmissão.

Transmissão

 O principio de funcionamento básico de um transmissor FM pode ser demonstrado pelo seguinte diagrama de blocos:

 

Microfone:

É um elemento electromecânico, que quando sofre diferenças de pressão provocadas pela voz humana, converte-as em ondas electromagnéticas com uma frequência possível de ser ouvida pelo ser humano (sinal de frequência de áudio).

Veja uma animação sobre o funcionamento de um microfone

Amplificador frequência de áudio (AF):

Dispositivo que tem como função, aumentar a amplitude do sinal de frequência de áudio das ondas electromagnéticas produzidas no microfone.

Modulador:

Dispositivo onde se efectua o processo de modulação.

Oscilador:

Elemento do transmissor, responsável pela geração de uma onda sinusoidal (portadora) a uma frequência escolhida, necessária para se efectuar a modulação.

Amplificador de rádio frequência (RF):

Este dispositivo tem como função, aumentar a amplitude do sinal de rádio frequência produzido pela modulação, conservando a frequência, para assim poder ser enviado através do canal de comunicação pela antena.

Antena

 

 

É o dispositivo condutor que emite para o espaço as ondas electromagnéticas geradas no emissor ou que recebe do espaço essas ondas destinadas ao receptor. A forma geométrica que uma antena pode apresentar depende, essencialmente, do comprimento de onda das ondas que ela emite ou recebe.

Mais informação sobre antenas

 

 

Modulação:

Processo utilizado para permitir que ondas de rádio possam transportar a informação em frequência de áudio (voz e música). Este processo pode ser visto como sendo um sistema que recebe dois sinais de entrada e produz um sinal de saída. Uma destas entradas é o sinal de informação que é gerado por exemplo pelo microfone (sinal de frequência de áudio), a esta entrada dá-se o nome de sinal modulante, a outra entrada é um sinal apropriado para se fazer a transmissão pelo canal de comunicação (ar), entrada essa que tem como função transportar a informação a ser transmitida, sendo por isso conhecida como sinal de portadora. Ao sinal de saída é dá-se o nome de sinal modulado (sinal de rádio frequência).

 

Existem várias técnicas para modular uma onda portadora de rádio frequência:

bullet

Modulação em Amplitude (AM): A amplitude do sinal da portadora acompanha de forma directamente proporcional as variações de amplitude da onda de frequência de áudio.

 

bullet

Modulação em Frequência (FM): A frequência da onda portadora acompanha de forma directamente proporcional as variações da amplitude das ondas de frequência de áudio.

A grande vantagem da modulação FM relativamente à modulação AM é que o nível de ruído na recepção é reduzido.  Quanto à escolha, qual a técnica de modulação a utilizar, esta deverá ter em conta as características, do sinal a transmitir e as do canal de comunicação.

 

Recepção

 O principio de funcionamento básico de um receptor FM pode ser demonstrado pelo seguinte diagrama de blocos:

 

Veja uma animação sobre o funcionamento dos principais blocos de um receptor

 

Desmodulador:

É o elemento que executa o processo inverso da modulação, ou seja, elimina a onda portadora do sinal modulado, afim de extrair o sinal modulante, que é o sinal que contêm a informação a ser transmitida.

Altifalante:

 

É um dispositivo que transforma as ondas electromagnéticas em vibrações que provocam diferentes pressões no ar que se encontra à sua volta, reproduzindo o sinal original contendo a informação. Essas diferenças de pressão são interpretadas pelos nossos ouvidos como sendo o som que ouvimos. Veja uma animação sobre o funcionamento de um altifalante

 

 
   

Site optimizado para uma resolução gráfica de 1024*768
Quaisquer problemas ou comentários acerca desta web devem ser encaminhados a radiofonia@portugalmail.com.
Última actualização: 26/12/05.